Euro-Ultramarino
"Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal!" - F. Pessoa
Thursday, January 24, 2008
Wednesday, January 23, 2008
Jacarandás em Buenos Aires



Tuesday, January 22, 2008
À boa moda estalinista

Friday, January 18, 2008
Thursday, January 17, 2008
As delícias do capital

A não deixar de ler na Grande Loja do Queijo Limiano:
Wednesday, January 16, 2008
Tuesday, January 15, 2008
Monday, January 14, 2008
"Este nosso Portugal"

Amigo:
Este livro é teu. Ele quer ser o lenço com que a Pátria - tua mãe - te acena saudosamente e te diz "até à vista".
Este livro é teu. Nele encontrarás pedacinhos de tudo que amaste, de tudo o que falou ao teu coração. Quem sabe se lá nesse país distante que te acolheu, ao folheares as suas páginas, não sentirás duas lágrimas, amargas e doces, brotarem dos teus olhos que sabem recordar...
Este livro é teu. Vai falar-te da Pátria que não te esquece, contar-te coisas que conheces e outras que ignoras porque o tempo não pára e é preciso andar em frente. Falar-te do Portugal terra-mãe e do Portugal que a tua raça espalhou pelo mundo, para ao mundo levar uma mensagem de Fé e de Amor.
Este livro é teu, emigrante amigo. Ele é um pouco desta Pátria que te ama e fica à tua espera, como mãe estremosa, para na hora da chegada dize-te "Sê benvindo, meu filho!".
Friday, January 11, 2008
Conversa fiada

Thursday, January 10, 2008
Santo Hugo?

Wednesday, January 09, 2008
A igualdade segundo Maurras

Reajustar e acelerar

Monday, January 07, 2008
Sunday, January 06, 2008
Dia de Reis
Domingo, dia de Reis, passado em casa, entre alguma comilança, tarefas domésticas inadiáveis e umas leituritas. Sem bolo-rei (que inveja do Réprobo, ali mesmo ao pé da Garrett! e que saudades das galettes do Le Nôtre de meus tempos parisienses!), contentei-me com os restos de um óptimo Christmas Pudding, preparado por yours truly há um ano e estrategicamente ocultado no congelador.
Saturday, January 05, 2008
"Cambalache" por Julio Sosa
Escrito pelo genial Enrique Santos Discépolo em 1935, a mensagem deste tango aplica-se à risca ao Portugal contemporâneo.
Puros

Em tempos de perseguição implacável aos fumadores em Portugal, presto homenagem especial às charmosíssimas mulheres apreciadoras de puros, como a muchacha de arriba.
Lembrete para desmemoriados
No dia em que D. Juan Carlos de Borbón cumpre setenta anos vale a pena recordar o que disse pouco após a morte do Generalíssimo. Como seria diferente o mundo se os povos tivessem memória e os homens cumprissem com os juramentos solenemente prestados, com a mão sobre os Santos Evangelhos.
Friday, January 04, 2008
2008
