Nicolás Gómez Dávila

Foi com infinita satisfação que há muito pouco descobri Nicolás Gómez Dávila (1913-1994), possivelmente o mais importante pensador contra-revolucionário que a Colômbia ofereceu ao mundo. Adquiri o seu delicioso volume Sentencias Doctas de un Pensador Antimoderno o de un Auténtico Reaccionario, que depressa tornou-se leitura de cabeceira. Todos os dias, após as orações da manhã, escrevo uma das "sentencias" num quadro cá em casa, para que sirva à meditação diária de todos que por aqui passam, a começar por yours truly. É que os tempos - pelo menos os meus - não estão para verborragias e litros de tinta (química ou virtual). Cada dia mais misantropo perante à barbárie moderna, com mais ganas de agir do que falar ou escrever, irei aqui postando algumas das pérolas deste genial novogranadino.
2 Comments:
Caro amigo, como já li algures, creio que à medida que for avançando a divulgação da obra de Nicolás Gómez Dávila, este será considerado um dos maiores escritores católicos do século XX, se não mesmo o maior de todos.
E, a propósito, aproveito para lhe sugerir a leitura da edição completa dos magistrais "Escólios", publicada pela editora Villegas, de Bogotá (disponivel na Amazon).
Caro Amigo,
Foi mesmo uma grande descoberta. Trata-se, sem sombra de dúvida, de um Grande. E muito obrigado pela sugestão: vou já adquirir os "Escólios".
Um forte abraço.
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home