Freitas Henriques Júnior
Não sei se existe em Portugal alguma referência a José Cristiano de Freitas Henriques Júnior, fotógrafo pioneiro do século XIX. Nascido nos Açores em 1832, vai viver para o Brasil em 1855 e, onze anos mais tarde, transfere-se ao Uruguay. De lá cruza o rio da Prata e estabelece-se definitivamente na capital argentina - um Buenos Aires ainda primitivo, vila portuária às vésperas de metamorfosear-se na Paris da América do Sul. Retratista de nomeada, o talentoso José Christiano estava na vanguarda da técnica e chegou a ser contratado como fotógrafo oficial da poderosíssima Sociedad Rural Argentina, instituição emblemática dos criadores do milagre (e da riqueza) do país, os estancieros dos rebanhos bovinos e trigais infinitos. O fotógrafo açoriano igualmente editou um álbum - considerado obra de referência - de paisagens e costumes argentinos, além de outro volume dedicado aos "tipos populares" urbanos. Fecha os olhos em 1902, aos 70 anos, deixando uma obra fundamental na história da fotografia na Argentina - e um inestimável testemunho da extraordinária transformação do país.
8 Comments:
Grande post camarada!!!
Caro Acja,
Aqui e acolá vamos encontrando obras de portugueses desconhecidos na própria terra. Um abraço amigo.
Caro Anónimo,
A "lusavoz" é mais que uma leitura obrigatória. Um abraço amigo.
E atão?
Sem mais posts?
Israel e os terroristas
Aqui fica, para reflexão de algumas pessoas de memória curta, esta declaração do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Salazar, Franco Nogueira, em conferência de imprensa realizada em 8 de Junho de 1967:
«Apesar de esse facto quase ter passado despercebido, Israel foi para Portugal um inimigo tenaz. Nas Nações Unidas a sua delegação interveio e votou contra nós, associando-se de resto a todas as iniciativas que nos são hostis. O embaixador de Israel no Congo está em contacto com os terroristas, concede-lhes ajuda e, no próprio território israelita, são acolhidos e treinados terroristas contra Angola.»
http://linha-horizonte.blogspot.com/2007/10/israel-e-os-terroristas.html
- - ALAMEDA DIGITAL - -
LEIA
ASSINE
DIVULGUE
http://www.alamedadigital.com.pt/n9/
Caro Euro-ultramarino:
Espero que nenhuma contrariedade de maior monta tenha lhe ocorrido para motivar essa sua tão longa ausência. Uno-me a outras vozes que reclamam a sua volta. Em particular, aguardo com ansiedade sua opinião a respeito do Empire Adrift.
Saludos,
A.
Sim. Então?!
Facilítenos noticias, Sr. Euroultramarino....¿Qué ha pasado?
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home