Euro-Ultramarino
"Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal!" - F. Pessoa
Saturday, March 31, 2007
Tuesday, March 27, 2007
Salazar, o maior (IV)

Salazar, o maior (III)

Até há pouco lamentei o fim do Benny Hill Show. Ao ver a actuação deste grotesco dinossauro estalinista que dá pelo nome de Odete Santos, decidi meter o humorista inglês na gaveta. Foi um gozo único ver a fina donzela assacar a Salazar exactamente tudo aquilo - sem tirar nem por - que os seus patrões, senhores e amos executaram com denodo em países sem conta, deixando um saldo de mais de cem milhões de mortos. Mas a Odete não se apoquenta com essas minudências. O que ela deseja mesmo é continuar a caçar o fáchismo! Tão empenhada nesta caça que descuidou-se da toillette e vimos a dama de ferro do PC - agora, sim, português e órfão, aprumar alguns quilos de lingerie que saíam-lhe pelo generoso bandulho. Estaria dopada? Umas aguardentes a mais? E que posso dizer quando, ao tomar conhecimento do resultado do concurso, saltou indignada a dizer em voz alta, tal qual varina à antiga, que estava-se a branquear o fáchismo? Homessa! Logo a Maria Elisa e a RTP das abriladas! Já menos divertido foi ver a menina do Seixal - vinte e poucos anitos? - a cantar lôas ao camarada Cunhal e ao paraíso marxista por ele concebido. Enfim, agradeço efusivamente à comunagem o divertimento da noite de domingo. Há poucas coisas nesta vida que dão-me mais prazer do que ver a gentalha bolchevista espumar de ódio quando o tiro lhes sai pela culatra.
Salazar, o maior (II)
Pela abalizada opinião de Ana Gomes ficámos a saber que Vasco da Gama - sim, aquele que partiu de Lisboa em 1498 e descobriu a rota marítima que levava às Índias -, ao contrário de Salazar (1889/1970), era um grande democrata que desejava um Portugal aberto ao mundo. Onde é que essa senhora tirou o diploma? Terá sido colega do nada socrático "engenheiro" da (In)Dependente?
Salazar, o maior (I)

Mil desculpas!
Há exactos onze dias que não tem sido possível aceder ao blog desde meu computador. Fui à outra máquina e obtive acesso com alguma dificuldade - entretanto, não só haviam desaparecido os comandos básicos de tratamento de texto como tudo aquilo que escrevia terminava não sendo publicado. Lá se foi toda uma tarde em baldadas tentativas de resolver a maçada. Nada feito. Insistente que sou, hoje lá fui outra vez a brincar ao analista de sistemas e esmiuçar a engenhoca. Trata-se, sem dúvida, de um milagre. Não sei bem qual comando activei ou desactivei mas a verdade é que a "coisa" voltou a funcionar. Graças a Deus! Peço desculpas aos Amigos e visitantes pela ausência forçada e não anunciada, mormente em época de tanta baba & ranço antifáchista. Atrasado e devidamente penitenciado deixo aqui os meus redobrados parabéns ao Pasquim da Reacção e à Taberna dos Inconformados pelos respectivos aniversários que valem a pena comemorar.
Tuesday, March 13, 2007
Horizonte e Ploncard
Muito bem lembrado pelo Horizonte o aniversário do inesquecível Jacques Ploncard d'Assac (13-3-1910/20-2-05). E para o estimado Confrade vão aqui os parabéns pelo primeiro ano na nova "casa" - uma leitura obrigatória.
Saturday, March 10, 2007
Friday, March 09, 2007
Já não há pachorra



Leitura obrigatória
"O Salazarismo e a História" - brilhante texto a não perder pela pena do Manuel Azinhal, no Sexo dos Anjos.
Mneme
Por indicação do Çamorano cheguei ao Mneme, uma intervenção bloguística que merece uma visita diária. Mal dou ali um salto e deparo com texto sobre Mircea Eliade - vai já para os "favoritos".
Tuesday, March 06, 2007
Bush na "Terra Santa"


Santa Comba

Saturday, March 03, 2007
Utopia

Friday, March 02, 2007
Outro lote de prataria "crioula" argentina

Para a recreação do Nova Frente


