Tuesday, December 15, 2009

Desde 1732 aí está a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, entre o antigo convento dos frailes recoletos e o cemitério. O convento, devidamente expropriado durante o auge do maçonismo republicano, é hoje "centro cultural" público, onde, frequentemente, exibe-se "arte" que insulta a sensibilidade dos cristãos em geral e dos católicos em particular. À frente da bela Igreja, nos fins de semana, tem lugar a "feira do artesanato": fumam-se charros com grande à-vontade, vende-se a cara do Che estampada em uma infinidade de objectos, ouve-se muito reggae e nao só, e deitam-se toneladas e toneladas de lixo ao chão - garrafas de plástico e de vidro, latas, embalagens, etc. De quando em vez o cemitério é palco de intervenções "artísticas" alternativas: outro dia, em meio a luzes coloridas e rock a todo o volume, foliões encenavam alguma obra que os obrigava a pisotear os túmulos, saltando alegremente de um para o outro. As noites aí ao pé também sao movimentadas, com profissionais do sexo para todos os gostos, acompanhadas dos respectivos pimps. Há pouco um grupo de jovens judeus, a celebrar a Januca, armou o seu candelabro de 9 braços exactamente no eixo de perspectiva da Igreja, bem à sua frente... Buenos Aires é uma cidade muito grande, mas a rapaziada gosta mesmo é de marcar presença ali. Às vezes penso que é por puro despeito para com os católicos... Mas devo estar enganado: trata-se de mera coincidência.

1 Comments:

At 17 December, 2009 23:17 , Anonymous Tobias said...

Olá, estava vendo teu post sobre o José Custódio de Sá e Faria, no teu extinto Blog.

Gostaria de saber de onde você tirou aquelas informações sobre ele, e onde conseguistes aquelas plantas das construções.

Ah, e principalmente, no final de semana estarei em Buenos Aires, e queria ver o túmulo dele lá no Convento de Santo Domingo. Ele está lá realmente, de onte tiraste a informação?

Grato desde já, se conseguir responder o quanto antes, ficarei muito agradecido.

Meu e-mail: tobias.tolentino@gmail.com

Obrigado

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home