Wednesday, November 25, 2009

The April's Five


A mistificação do 25 de Novembro

por Marcos Pinho de Escobar


Na outra margem atlântica, afastado, há muito, de Portugal, mas permanentemente próximo às coisas portuguesas de sempre – e a uma ideia de Portugal que lamentavelmente deixou de existir –, confesso que não me apetece acompanhar os faits divers da politiquice partidocrática que tanto mal faz ao que restou do país, ou seguir os modismos idiotas e inúteis que vão surgindo como giesta bravia, ou constatar como uma nação, cujo nome já foi escrito com maiúscula, transformou-se alegremente em um amontoado de consumidores (endividados à enésima geração), em um terreno qualquer para exploração comercial, especulação imobiliária ou aproveitamento turístico.

O tema de fundo da revista deste mês remete-me a um passado não muito longínquo, o qual me é, curiosamente, bastante mais próximo do que o presente: o espaço temporal que vai do chamado PREC ao “25 de novembro”. Quê dizer, então?

Várias pessoas amigas referem-se ao “25 de novembro” como o nascimento da “democracia” em Portugal, como o afastamento da ameaça “totalitária”. Já que a historiografia oficial e a generalidade dos “fazedores de opinião” insistem em assinalar o fatídico “25 de abril” como a data da “libertação”, já constitui algum avanço que se vá reconhecendo que a quartelada primaveril de 1974 inaugurou qualquer outra coisa, mas jamais a tal “democracia”.

O que realmente não percebo é como se pode falar em “democracia” ou outra patetice qualquer quando a Pátria está esfacelada e povos inteiros pagam com sangue o preço da sua fidelidade secular à ela. Já sei que para os sabichões de mentalidade muito moderna e sofisticada, Portugal é apenas aquele rectângulito balnear e golfista encravado ali em Espanha. A verdade, porém, é que durante dois terços de sua existência Portugal foi uma Nação pluricontinental – e a razão de ser deste ente nacional, o seu centro de gravidade, encontrava-se no Ultramar.

Não serve de consolo que – ao abrigo dos “nobres” ideais do “25 de abril” – um sector militar e grupos civis que tiveram responsabilidades directas na destruição do corpo físico e moral da Nação (com todas as letras: refiro-me, por exemplo, ao “descolonizador exemplar”, um tal Mário Soares) apareçam no dia 25 de novembro de 1975 como salvadores da Pátria porque conseguiram afastar os seus antigos companheiros no desastre nacional, tendo-lhes reservado, contudo, um lugarzito de honra na galeria dos “heróis” da revolução abrilina.

Actuaram na destruição de Portugal ou permitiram que tal destruição fosse levada a cabo, com o Ultramar e as suas populações cobardemente entregados ao comunismo soviético, ao custo do sangue de populações inteiras que confiavam na bandeira das quinas. Actuaram no assalto ao Estado ou permitiram que hordas de criminosos atacassem a propiedade, as famílias, as instituições, e arruinassem a economia e as finanças. Actuaram na perseguição e prisão de milhares de pessoas sem culpa formada ou permitiram que tal fosse realizado. Actuaram no questionamento do próprio facto nacional e no comprometimento definitivo da existência independente de Portugal, ou permitiram que tal ocorresse.

E ousam armar-se em salvadores da Pátria...

São todos filhos da revolução cravícula, a maior tragédia que se abateu sobre Portugal e que foi escrita com sangue e lágrimas nas páginas mais negras da História humana. Numa terra muito dada às datas digo apenas que os “11 de março”, “28 de setembro” e “25 de novembro” são simples episódios de uma briga de família, aquela infâme família parida no dia 25 de abril de 1974, dia no qual Portugal virou as costas aos seus filhos, ao seu passado e ao seu futuro.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home