Wednesday, October 15, 2008

Da outra margem

Atravesso o Rio da Prata para uns dias em Montevidéu, capital desta simpática criação diplomática que dá pelo nome de Uruguay. A primeira cidade, a primeira igreja, a primeira escola, devem-se ao arrojo do homem português de Seiscentos (Colónia do Sacramento). Aqui mesmo estiveram estabelecidos os portugueses até que foram desalojados por D. Bruno Mauricio de Zavala, Teniente General de los Reales Ejércitos, quem, no mesmo local, em 1724, oficialmente funda a cidade de Montevideo. Vou a uma grande festa pelo centenário do colégio britânico. Simplesmente um espectáculo - o altíssimo nível, a organização, os mais pequenos detalhes. Resquícios de uma Inglaterra à antiga que teima em sobreviver na região platense, na memória dos caminhos-de-ferro, dos meat packers, dos tramways, da electricidade, do comércio, das companhias de navegação. Coisas boas, com certeza. Mas cumpre referir - igual e infelizmente - a pérfida acção distribuída por igual entre adversários (Espanha) e "aliados" (Portugal). Do trabalho de sapa ao financiamento à subversão e à secessão, da difusão de ideologias dissolventes à pirataria e à intervenção directa, Albion deixou males indeléveis - um deles é a maçonaria, cuja forte influência sente-se sem disfarces no Uruguay. Enfim... Soube que o antigo presidente Bordaberry, preso no início de 2006 por ter ousado - no início dos '70 - combater a Revolução e instituir um regime corporativo-católico, encontra-se doente, agora em prisão domiciliar. Enquanto isso antigos guerrilheiros, assaltantes e subversivos partilham gabinetes no palácio do governo. E, directamente da Pátria lusa, o grupo Pestana disputa um emblemático e senhorial hotel-casino e a Portucel ameaça com a construção de uma grande fábrica de pasta de papel. Assim vamos andando.

10 Comments:

At 16 October, 2008 17:22 , Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by the author.

 
At 20 October, 2008 17:35 , Blogger Paulo Cunha Porto said...

Caríssimo Euro-Ultramarino,
para esquecer o estado desse País em que tenho Amigos convido-O a visitar a minha nova casa:
http://muitacautela.blogspot.com/
Abraço

 
At 21 October, 2008 07:39 , Anonymous Anonymous said...

É assim que vai o mundo, meu Caro. As emanações nauseabundas do desconstrutivismo medíocre actual até chegam a paragens que deveriam permanecer pristinas. Bem, já receberam no passado com as «marradas» de um John Bull globalizador... Mas chegava. É que estes grupos macro-económicos e apátridas ainda são mais bárbaros e destrutivos do que os «bifes», os quais ainda têm - ou tiveram - algumas facetas positivas, como muito bem referiu.

A propósito, e como nota curiosa, não sei se sabe que a flâmula de combate do couraçado germânico Graf Spee, que jaz nas águas do Rio da Prata, está em Portugal, no museu do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, para onde foi oferecida por membros da tripulação.

Cumprimentos.

 
At 21 October, 2008 10:51 , Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by the author.

 
At 21 October, 2008 16:29 , Anonymous Anonymous said...

Caro Filomeno:

Não sei em que data foi dado o estandarte do Graf Spee, mas vou investigar (terei provavelmente de regressar ao Mosteiro da Batalha, pois está lá indicada a data, se bem me recordo). Logo que souber, dir-lhe-ei.

Cumprimentos.

 
At 21 October, 2008 16:32 , Anonymous Anonymous said...

Obrigado. También en el Monasterio de la Santa Cruz, de Coimbra, se encuentran los restos de San Berardo y Compañeros Mártires Franciscanos de Marruecos, Patronos de los Franciscanos Portugueses, para lo cual se organizó una "operación rescate" para que no quedaran en Marrakech.
Un saludo.

 
At 21 October, 2008 16:38 , Anonymous Anonymous said...

También tengo entendido que el "abulense" Adolf Galland, fue instructor de muchos de los pilotos argentinos que tan bien pilotaron los aviones Super- Etandard en la Guerra de las Malvinas de 1982.......

 
At 21 October, 2008 16:50 , Anonymous Anonymous said...

Caro Filomeno:

Certíssimo. Aliás, o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra encerra, para além dos túmulos dos Companheiros Franciscanos Mártires de Marrocos, os túmulos dos primeiros Reis de Portugal: D. Afonso Henriques e seu Filho, D. Sancho I.

Quanto ao treino que Galland deu aos pilotos Argentinos, desconhecia, pelo que lhe agradeço a informação. Sei é que o engenheiro alemão Kurt Tank, da Focke-Wulf, foi para a Argentina e desenhou para este País uma série de excelentes aviões, no imediato pós-guerra.

Cumprimentos.

 
At 21 October, 2008 20:33 , Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Meu Caríssimo Paulo,
Obrigado pelo convite.Vamos já visitar essa nova casa levando uma garrafa de champagne do melhor milésimme!
Um forte abraço.

 
At 21 October, 2008 20:41 , Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Caro Filomeno,
De facto o simpático país platense parece, às vezes, uma pequena Galécia.

Caro Carlos Portugal,
Os tentáculos do grande polvo estão em toda parte, infelizmente. Aproveitemos e preservemos, pois, o que ainda resta de sano. Desconhecia a informação sobre a flâmula do Graf Spee. Qual teria sido a razão da doação? Uma especial devoção? Quando estiver perto irei lá espreitar.

Um abraço a ambos.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home