Friday, November 14, 2008

Salazar Superstar

Uma feliz coincidência fez-me chegar a uma conferência sobre Salazar, aqui mesmo em Buenos Aires. Sala repleta no Instituto de Filosofía Práctica, onde preserva-se uma grande parte da biblioteca do Pe. Júlio Meinvielle e do Prof. Carlos Alberto Sacheri, filósofo católico assassinado em 1974 pelo terrorismo marxista. Assistência ecléctica: jovens, estudantes, diplomatas reformados, sacerdotes, catedráticos, interessados em temas históricos, imigrantes portugueses de longa data, etc. Ali ouviu-se a biografia do grande Homem, sua genialidade e carácter impoluto, os pontos altos da sua obra de governante, os traços fundamentais do seu pensamento político. Fui testemunha - e digo-o com uma ponta de orgulho luso - do interesse, da admiração e do desejo de conhecer mais e melhor esse "modelo de governante", efusivamente manifestados pelos presentes nas perguntas, nos comentários, nos aplausos. Aqui Salazar é Superstar. É objecto de artigos, de investigação, de teses doutorais. Penso cá com os meus botões: raros são os povos que em hora de grave crise vêem-se abençoados com a liderança de um Homem de génio e de recta intenção. Mais raros ainda são os povos imbecis que não aprendem nada e destroem-lhe a obra.

4 Comments:

At 15 November, 2008 13:18 , Blogger Miles said...

Segundo li no Blog de Cabildo, o conferencista foi o meu amigo...

 
At 18 November, 2008 12:05 , Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Deve ser algum "gallego" homónimo, meu Caro JSarto!
Abraço amigo.

 
At 18 November, 2008 20:08 , Blogger Paulo Cunha Porto said...

Mas que malandrice das antigas!
Claro que, assim, fica atestada a Qualidade do tratamento de tão Magno Tema.
Grande abraço

 
At 21 November, 2008 17:58 , Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

A quallidade está nos ouvidos da assistência, meu Caro Paulo!
Forte abraço.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home