Sunday, January 28, 2007

Como dizia o Lino Ventura: "Il faudrait jamais se fâcher!"

Mas às vezes dá imensa vontade...

Saturday, January 27, 2007

Força Pedro!

Ao Pedro Guedes, ao Último Reduto e ao Pela Vida, a minha solidariedade, o meu respeito, a minha admiração. E já agora solicito à ilustre deputada Pinto - admiradora de Estalines, Hoxhas, Pots, Ches e outros dignificadores da vida humana - que inclua esta modesta casa na sua lista de infrequentáveis e ameaças à "liberdade" e à "democracia".

Pela Vida.

Agora mais do que nunca.

28/1/07. Presença obrigatória. Pela Vida!

Se estivesse em Lisboa estaria aqui.

Dia 28 de Janeiro de 2007.
Às 14:00 horas.
Maternidade Alfredo da Costa.

NÃO à tortura e à execução dos nascituros.

Wednesday, January 24, 2007

1 Maio 1974 - Discurso de Perón

No momento em que o governo Kirchner exige a extradição de Isabelita Perón de Espanha, vale a pena rever o General a expulsar a esquerdalhada montonera da Plaza de Mayo, aos gritos de "estúpidos que gritan" e "imberbes".

Bem-vindos!

Suspeito que Bruxelas, tão empenhada no alargamento da chamada União Europeia, esteja já a trabalhar aturadamente para a inclusão destes felizardos.

Drieu la Rochelle por Pol Vandromme


Um feliz achado, numa visita a um pouco provável alfarrabista, num pouco provável local, foi um livro de Pol Vandromme sobre Pierre Drieu la Rochelle, e que contém várias passagens que daria gosto reproduzir aqui. Uma à qual não resisto é esta:

"Socialisme fasciste, cela signifie socialisme européen. Drieu, écœuré par la vanité des tentatives de redressement du régime libéral, se proclame socialiste, sans voir que le socialisme est le parasite du capitalisme, qu'il consomme les richesses que d'autres ont produites. Il est vrai qu'il recommande un socialisme de chef, et non un socialisme parlementaire. On n'a pas oublié la formule (I): la voie qui mène au socialisme sans passer par le Palais-Bourbon. Mais même dans cette perspective, on changera seulement de profiteurs, en installant une classe de fonctionnaires qui administreront au lieu de créer des biens, qui constitueront, contre le pays réel, représenté par les travailleurs, le pays légal le plus féroce et le plus borné que l'on puisse concevoir. Le socialisme autoritaire ne supprime pas l'injustice - personne du reste ne pourra le supprimer; elle est la loi du monde, - il la renforce en livrant l'ouvrier à un arbitraire que rien ne contrôle plus, en saccageant les états intermédiaires - les républiques sous le roi dont parlait Maurras - et qui sont les bases naturelles de l'organisation communautaire en même temps que les refuges suprêmes de la liberté."

Sunday, January 21, 2007

Visita rápida

O cometa McNaught numa noite de verão em Buenos Aires

(Ex)pressão

Na Pátria da trilogia liberdade-igualdade-fraternidade existem três leis:

1) lei Gayssot - criada por um deputado comunista, é usada para punir aqueles que questionam o holocausto judaico durante a II Grande Guerra.

2) lei Pleven - é usada para punir aqueles que questionam a política de imigração.

3) lei Perben - é usada para punir aqueles que defendem a instituição familiar tradicional.

Estes pormenores certamente não afectam em nada o republicaníssimo direito à liberdade de expressão, tão galhardamente defendido e propagado pelos herdeiros de 1789.

"Vieille France"

Tenho para mim que em França, em algum momento, atingiu-se o ápice da civilização. Ironicamente também foi aí que no ano de 1789 pariu-se a praga que vem dando cabo desta mesma civilização. A França de Clovis, Carlos Magno, Hugo Capeta e São Luís; a França de Filipe o Belo, de Francisco I, de Luís XIV, ou a França do usurpador corso, ou de um de Gaulle ou de um Pompidou - todas estas Franças já deixaram de existir. Mas eram francesas. Ao que restou é mister encontrar outro nome - terra dos francos está mais que anacrónico. Com a socialista Ségolène Royal (isto é que é apelido!) continuar-se-á alegremente a dissolução desnacionalizante - mas ainda por mão francesa; com o "conservador" Nicolas Sarkozy chega-se finalmente ao destino - pela primeira vez na história do hexágono o governante não será gallo. Um elucidativo artigo sobre o candidato pode ser lido n'A Voz Portalegrense.

Saturday, January 20, 2007




Vou atrasado mas ainda é tempo: Parabéns ao Portas do Cerco no seu primeiro ano de vida. Que continue por muitos mais a navegar os mares da Grande História do Portugal que deu novos mundos ao mundo.

Friday, January 19, 2007

Os três estarolas de vento em popa

Para mais uma pândega o trio do eixo Caracas-Brasília-Buenos Aires e demais tributários de não tão "alto" coturno reúnem-se em São Sebastião do Rio de Janeiro. A anos-luz de apresentar alguma integração económica de valia, a selectíssima bandalha vai mesmo é divertir o gentio com muitas frases de efeito, muito histrionismo e o delicioso espectáculo de aldrabices mútuas. Assim se constrói a União das Repúblicas Socialistas Sul-Americanas. Mais do mesmo...

Thursday, January 18, 2007

Obcecação

Coitaditos. Há quase 33 anos que tentam apagar Salazar da memória das gentes, igualá-lo ao mal absoluto nas cabecinhas dos miúdos, varrê-lo da História, sepultá-lo nas valetas do esquecimento, etc., e não é que o asceta de Santa Comba volta, e volta com força? Isto dos concurzitos fanfarrões e telenovelescos para "eleger" o "mais isto" ou o "mais aquilo" parece até os referendos à execução dos nascituros. O resultado obtido não corresponde ao desejo dos organizadores? Anda a fazer outras "consultas"... até que se obtenha o que se quer. Mesmo com manobras e artimanhas de variada extracção o tiro sai-lhes pela culatra. Mesmo numa patuscada inventada pelos próprios levam uma estalada na cara. Será que não vão aprender nunca?

Estado da arte

Em tempos de enforcamentos muitos terão pensado que o governo iraquiano - ou aquilo que dá por esse nome - ainda tem muito que aprender na matéria. Afinal, o "espectáculo" da execução do antigo "presidente" (quando era grande amigo dos EUA, GB, etc.) e depois "ditador (já não grande amigo dos EUA, GB, etc.) Saddam Hussein mostrou o pouco professionalismo dos organizadores. A título de comparação veja-se como decorreram os enforcamentos de Nürnberg, sob a batuta high-tech dos EUA.

Tuesday, January 16, 2007

Nos alfarrabistas sul-americanos III

 Posted by Picasa

Nos alfarrabistas sul-americanos II




 Posted by Picasa

Nos alfarrabistas sul-americanos I



Posted by Picasa

Sunday, January 14, 2007

"O Brasil de Bento XVI", por Olavo de Carvalho

Saturday, January 13, 2007

De regresso

Ausência prolongada neste espaço de convívio. Alguns dias em Santiago do Chile e noto que o regime militar - o modelo Pinochet - foi mesmo para valer e deixou marcas profundas. Ainda há ordem, disciplina, seriedade - e bem-estar, economia sólida, pujante, moderna. E reparei em algo mais: todos com quem travei contacto, gente simples, desconhecida, encontrada ao acaso, todos, manifestaram a sua admiração pelo General e pela transformação operada no país andino. Empregados de mesa, taxistas, vendedores do comércio, guias de museus, etc., todos manifestaram-se com respeito e reconhecimento. Mas nada disso será publicado pelos senhores planetários dos media... Outros dias em São Sebastião, vulgo Rio de Janeiro, também terra de exílio por conta da abrilada setentista. Que contraste! Ruas não as há, apenas crostas deformadas e esburacadas, muita sujeira e mal-cheiro, favelas em profusão, desordem em todas as esferas. E a horrorosa criminalidade que grassa com um ignominioso à-vontade, o narcotráfico endoutrinado pela esquerda revolucionária, o completo abandono no qual se encontram os cidadãos. Mal chegava e numa só manhã, entre assaltos a autocarros - incendiados com as pessoas no interior - e a esquadras policiais, o número de mortos chegava aos vinte e cinco e os feridos graves a vinte e oito. Nada mal para um país convencido de constituir o paraíso terrestre, e governado pelo imaculado Sr. Silva - ele convencido de que é um colega de Nosso Senhor Jesus Cristo. De regresso a Buenos Aires encontro uma cidade consideravelmente vazia, com boa parte da população nos balneários da costa bonaerense - Mar del Plata, Pinamar, Cariló, Ostende, etc. Aqueles afortunados (e demais vedettes) que se podem dar ao luxo, cruzam o Prata e assentam arraiais na uruguaia Punta del Leste, a St. Tropez cá de baixo. Tudo ainda calmo, à espera de uma rentrée que promete muito para 2007 nesta tresloucada América do Sul, repartida entre Silvas, Chávez, Morales, Kirchners e companhia. Do socialismo o muerte do palhaço caraquenho à boçalidade socialista de Morales, do socialismo-para-os-outros-e-a-massa-no-meu-bolso do erudito Silva ao socialismo malcriado do soixantehuitard Kirchner, estou convencido de que o ano que começa vai trazer grandes novidades. Especialmente enquanto a região continuar a ocupar o lugar número 872 na lista de preocupações do governo estado-unidense.