Tuesday, April 28, 2009

Pena e Espada

Parabéns ao Pena e Espada (ambas sempre bem afiadas) pelo primeiro grande lustro. Aqui estaremos à espera de muitos mais!

AOS: 120 anos

O grande Papa Pio XII, ao referir-se à "alteração radical" da vida portuguesa, operada pelo Estado Novo, atribuía a salvação nacional à intervenção de Nossa Senhora de Fátima, "causa original e verdadeira".

Em trágica hora de escuridão e angústia, quando a nave de Portugal, tendo perdido o guia das suas tradições mais gloriosas e sido afastada do seu curso por correntes anti-nacionais e anti-Cristãs, parecia dirigir-se a um naufrágio certo, inconsciente dos perigos presentes ou futuros cuja gravidade ninguém poderia humanamente prever; naquela hora o Céu, que previra esses perigos, interveio, e na escuridão brilhou a luz; no caos reinou a ordem; a tempestade amainou e o fiel Portugal pode renovar as suas gloriosas tradições como nação cruzada e missioneira [...]

Toda honra àqueles que têm sido os instrumentos da Providência nesta empresa gloriosa!

E referindo-se especificamente ao Comandante desta gesta:

Eu o abençoo com todo o meu coração, e acalento os desejos mais ardentes para que ele seja capaz de completar exitosamente a sua obra de restauração nacional, tanto espiritual como material.

Um grande sucessor de Pedro a falar de um grande Homem de Estado.

Em tempos de comemoração de Santos e Heróis, regista-se aqui a homenagem a António de Oliveira Salazar, Restaurador de Portugal, nos cento e vinte anos do seu nascimento.

Sunday, April 26, 2009

São Nuno de Santa Maria - Santo da minha devoção





Saturday, April 25, 2009

Antípodas

No Largo do Carmo uns poucos passos bastam para saltar, qual passe de mágica, de um extremo ao outro do espectro de possibilidades do carácter humano, quer na sua dimensão individual como na colectiva. Caminhar das ruínas da Igreja levantada por D. Nuno Álvares Pereira à ala reconstruída do Mosteiro do Carmo, transformada em quartel republicano, e palco da rendição mal amanhada de Marcello Caetano, é experimentar a trágica queda no abismo. É passar de Atoleiros, Valverde e Aljubarrota, da defesa gloriosa da Pátria e da afirmação da sua independência, à traição, ao esfacelamento físico e moral da Nação. É o salto - mortal - da virtude ao vício; da honra à ignomínia; do dever de servir ao direito de servir-se; da abnegação ao serviço da Pátria à torpeza de negá-la; do sacrifício pessoal pelo Bem Comum na unidade ao egoísmo rancoroso e venal dos que atomizam os homens. Poucos metros separam uma era de Santos e Heróis de uma de malfeitores. Poucas pedras, gastas pelo tempo, testemunham a triste trajectória de Portugal e dos portugueses. Nos trinta e cinco anos da destruição física e espiritual de meu país, devidamente festejados por seus coveiros e abutres, prefiro fixar a mirada na canonização do Santo Condestável, modelo de Português, de Homem e de Cristão. Quero crer que a sua elevação oficial à santidade, neste exacto momento, é um sinal da Providência. Que São Nuno de Santa Maria, com seu exemplo e sua intervenção, galvanize os corações dos portugueses para a tarefa de restauração nacional que cumpre executar.

Wednesday, April 01, 2009

Poucas palavras bastam

Umas poucas linhas a rematar três anos de sacrifício exitoso.

Desfile da Vitória II

Desfile da Vitória I

70 anos - 1 de abril de 1939

“En el día de hoy, cautivo y desarmado el ejército rojo, han alcanzado las tropas nacionales sus últimos objetivos militares. La guerra ha terminado”.

Emociono-me à medula com apenas ler estas palavras, proferidas há exactos setenta anos pelo Vencedor do comunismo. Em terras de Espanha, nos mesmos campos e montanhas que testemunharam a expulsão do mouro, uma outra Cruzada fez-se necessária. De armas na mão e rosto descoberto - al Sol - combateu-se o combate dos justos e derrotou-se a besta vermelha, inimiga da Religião, da Pátria e da Civilização Cristã. Outros eram os tempos, os valores e os homens... Mas a gesta heróica destes magníficos Vencedores - Franco, Falange, Carlistas - já está indelevelmente gravada no mármore da História. E isto ninguém poderá jamais apagar.