Tuesday, May 29, 2007

Pausa

Caríssimos: Motivos de force majeure obrigam-me a estar ausente por uma temporada. Vamos ver se lá para Julho posso regressar com mais energia. Até lá! (Não, não se trata de passeio... é obrigação mesmo!)

Tuesday, May 22, 2007

Hergé 100 anos

Como não recordar hoje o centenário de nascimento do grande Hergé, criador do inigualável Tintin? As memórias de infância vêm obrigatoriamente acompanhadas das imagens e das aventuras do repórter globetrotter - corajoso, justiceiro, íntegro, amável, sempre com os inconfundíveis knickerbockers e a fiel companhia do Milou. Com a colecção completa e alguma memorabilia que guardo bem guardadas, volta e meia lá vou folhear algumas páginas, entrar no túnel do tempo e desfrutar de alguns momentos de sana distracção. Há alguns anos tive nas mãos uma edição inglesa de Tintin au Congo. Logo no início lá estava o inevitável e tão politicamente correcto disclaimer a advertir o leitor para a "mentalidade colonialista e racista" da época na qual o livro havia sido escrito. Palavras e diálogos haviam sido alterados - sem a autorização do autor - para não chocar as delicadas sensibilidades dos leitores dos nossos "novos" tempos. Com a reputação e as ligações léondegrelleanas do Hergé, não sei como os livrinhos não foram para o Index anti-fascista. Graças a Deus que os meus exemplares escaparam à praga.

Sunday, May 20, 2007

Sabedoria hindustânica

Outro dia comentava eu a minha incompreensão do absoluto fascínio que o Brasil e o seu actual governante exercem sobre, simplesmente, a humanidade em geral. Há, felizmente, excepções que fogem à regra. Até na Índia. Alguém ali parece não estar convencido com a conversa fiada de um Pizidêntchi Siuva imaculado.

Tuesday, May 15, 2007

Meme

O Amigo Horizonte convida-me para participar na iniciativa dos memes - «algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes».

Não só agradeço o amável convite como igualmente sou-lhe grato pela recordação de um governante uruguaio, católico autêntico, que tentou aplicar a Tradição ao corpo enfermo de um país ateu. Injuriado e perseguido pelos herdeiros da Revolução, este homem íntegro continua de pé, com a força e a paz interior que apenas a Fé em Cristo pode dar. Isto posto, e já que andamos a falar de Política e não da pulhítica, que é a actividade infâme que tanto vem desgraçando a humanidade, vêm-me sempre ao espírito uma ideia de governo justo que gostaria de ver divulgada, repetida, cristalizada no dia-a-dia, e que do plano do pensamento passasse à realidade concreta da acção.


Liberdade para tudo e para todos, excepto para o Mal e para os praticantes do Mal.
Gabriel García Moreno (1821-1875), Presidente do Ecuador.

E agora, respeitosamente, extendo o convite aos seguintes Senhores: Manlius, Mneme, Gazeta da Restauração e os convivas do Jantar das Quartas.

Sunday, May 13, 2007

13 de maio

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos. (Pedir a graça)

Ó meu Bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente os que mais precisarem.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

(Rezar Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

Mistério elucidado

Impressiona-me o absoluto fascínio que o Brasil, os brasileiros e os seus governantes - especialmente o actual presidente - exercem sobre a humanidade em geral. Vasculho as páginas de jornais e revistas estrangeiros, sintonizo canais internacionais de tv, viajo, converso com pessoas das mais variadas origens e formação. Nenhuma crítica negativa, nenhum reparo, nenhum comentário um pouco menos favorável. Tudo é maravilhoso, tudo é lindo, tudo é perfeito! Dir-se-ia que o patropi é o paraíso terrestre, agora governado por Deus em pessoa. A minha experiência pessoal diz-me exactamente o contrário, na aparência e na essência. Serei o único? O Sr. Silva, indiscutível enfant gâté internacional, costuma comparar-se com Nosso Senhor Jesus Cristo. Bento XVI vai em visita oficial de cinco dias ao Brasil e categoricamente afirma que é lá onde será decidido o destino da Igreja. Modelo ideal de existência nacional para o género humano, o Brasil também será o salvador espiritual da humanidade. Estamos, sem dúvida, às portas de uma nova e decisiva era. A razão de tudo isto aqui está - as imagens abaixo falam por si... Pude esclarecer-me.

Exmo. Sr. Prof. Doutor Luís Inácio Silva
Presidente Brasileiro


Nosso Senhor Jesus Cristo/Imagem Digitalizada (BBC)

Sunday, May 06, 2007

C'est beau d'être français!

Pela primeira vez a França tem um governante não-francês. Nicolas Sarkozy é filho de uma judia de Salónica e de um pai húngaro. Nada contra os judeus, incluindo os de Salónica, nem contra os magiares. Mas é um facto. Tal como é um facto a imigração-invasão que leva à substituição populacional, ou a nacionalidade determinada pelo local de nascimento ou concedida automáticamente a qualquer quidam que aparece, ou a abolição das fronteiras, ou a politicamente "correctíssima" relativização das identidades e que levam à eliminação da própria identidade. O ocorrido hoje é bem sintomático do processo de desafrancesamento do hexágono que foi a Terra do Francos. Os mundialistas estão de parabéns. Remotos são os tempos de Pepino o Breve. Os pepinos de hoje, uma verdadeira pepinada, são outros, e estão aí para ficar. 6 de maio de 2007 - nada mais será como antes.